terça-feira, 1 de setembro de 2009

70 Anos da Segunda Guerra Mundial.

Há exactamente sete décadas, os exércitos alemães irrompiam pelas planícies da Polónia, dando início à maior catástrofe humanitária até hoje. Às 4h45 locais, o navio alemão Schleswig-Holstein começou a disparar contra a cidade livre de Danzig, ao mesmo tempo que a poderosa Wehrmacht dava início às suas operações pelo norte, centro e sul do país. A Polónia e o seu povo, conforme os anos anteriores faziam antever, tornavam-se na primeira vítima da guerra.
Aos acontecimentos do dia 1 seguiu-se uma heróica resistência polaca e duas declarações de guerra, a da França e a da Inglaterra. O resto é História, e vem nos livros. O que não vem nos livros, isso sim, são as marcas que o conflito deixou na memória dos povos que nela lutaram. Feridas profundas que o resto do século XX não sarou. O ódio e a intolerância perduram intactos não só na Europa, mas um pouco por todo o mundo.
Em tempos de depressão económica e social generalizada, torna-se necessário recordar este dia negro na História da Humanidade, o dia em que o Inferno desceu à Terra - para que um tal dia seja doravante evitado a todo o custo.

Sem comentários: