sexta-feira, 9 de janeiro de 2009

Young Mr. Lincoln.


Em 1939, John Ford dava início à sua longa e frutífera colaboração com Henry Fonda através de uma história centrada nos tempos de juventude de Abraham Lincoln, então um jovem letrado que optara pela advocacia. O filme é uma peça valiosa do cinema americano clássico e da própria "americanidade" enquanto valor artístico. Além da magnifica presença de Fonda, Ford inaugura uma nova forma de filmar, colocando as personagens no centro de uma vasta área de terreno circundante, focalizando-se nos seus contrastes. Eisesntein disse um dia que este era o filme que gostaria de ter realizado.
Young Mr. Lincoln é cativante pela forma, mas especialmente pelo conteúdo. Trata-se de uma história de justiça, bela por si só, onde as palavras surgem só como complemento, pois é como se tudo já estivesse dito. A ascensão de Lincoln fora já o corolário daquilo que ele representava à época: uma garantia de sobriedade a nível dos valores, capaz de se fazer destacar como símbolo social numa América ainda à procura de si mesma e dos seus ideais. Para tal, Lincoln impõe ordem e justiça a um ambiente incendiado por um assassínio. No final, o jovem Lincoln foi capaz de devolver à liberdade um par de inocentes e desmascarar o culpado, chamando a si um papel denunciador da fragilidade da conduta e do temperamento humanos.
Lincoln, ao longo da sua carreira política, acabaria na Presidência, com resultados que se sabe; e Ford, ao longo da sua inigualável carreira de cineasta, acabaria com quatro Óscares de melhor realizador, e um de Melhor Filme.

Sem comentários: