domingo, 23 de agosto de 2009

Afrontas Vindas de Dentro.

Escrevo estas linhas profundamente revoltado. Revoltado não só com o resultado do Vitória hoje, mas com aquilo que se passou dentro e fora do campo. Hoje, mais uma vez, o Vitória agachou-se perante um clube de Lisboa a quem nada deve. Uma vez mais, o Vitória deu provas de que não cresce e, pior do que isso, de que parece não querer crescer.
A história, triste para todos os adeptos vitorianos, conta-se em poucas linhas: Agosto; tarde amena e soalheira; primeiro jogo do Campeonato em casa; recepção a um clube que traz muitos adeptos; saudades de futebol. Condições reunidas para um bom e agradável espectáculo, com muita expectativa acerca daquilo que o Vitória pode e deve fazer na época desportiva recentemente começada.
Mas lamentavelmente nada disto aconteceu. Fora das quatro linhas, o Vitória cede duas parcelas das bancadas dos adeptos do Vitória a benfiquistas, para espanto e revolta generalizadas. Para piorar a afronta, foram destinadas as mesmas portas de adeptos aos senhores adeptos benfiquistas, como se do estádio deles se tratasse. Foi a maior vergonha que passei desde que sou associado do Vitória - e já lá vão uns bons anos. Não ao dinheiro a todo o custo, não à subserviência. O vexame só tem um e um único culpado. Esta direcção mais do que ninguém devia saber que as bancadas destinadas aos adeptos do Vitória são exactamente isso: bancadas destinadas aos adeptos do Vitória, e não são para serem vendidas a adeptos adversários a troco de mais uns euros extraordinários, sejam eles quais forem e quantos forem. Pessoalmente, não me importa rigorosamente nada se os benfiquistas à procura de um ingresso para o jogo sejam 5000, 50000, ou meio milhão. Existe uma bancada destinada ao clube visitante, e é essa bancada e não outra(s) que deve ser preenchida com adeptos de fora. Se são mais, temos muita pena, mas não entram.
Dentro das quatro linhas, outro espectáculo lamentável. Pobres daqueles que colocam os seus corações de adepto à mercê de Pedros Proenças e afins, que teimam em fazer de toda uma massa associativa meros berloques perante o poder que lhes é concedido para tomar decisões dentro de campo. Os Pedros Proenças e afins já perderam a vergonha toda. A inclinação do campo, nos dias que correm, já nem sequer é disfarçada. Um penalti para lá de duvidoso, faltas e mais faltas inexistentes e mergulhos em catadupa foram uma constante ao longo de todo o jogo, e acabaram por "oferecer" de bandeja uns imerecidos três pontos ao SLB. E por falar em três pontos, o lance do golo do SLB deve ir para o Watts da Eurosport desta semana. Não fosse eu um vitoriano possuidor de sistema nervoso central, e ter-me-ia rido à gargalhada com a tragicómica representação de Coentrão.
Vitória 0 - 1 Benfica (Marcadores: Pedro Proença 90').

6 comentários:

Lara disse...

Meu caro primo,o Vitória colocou-se à mercê do SLB depois da "coligação" para a Liga dos Campeões! Depois desse momento era de esperar tratamento privilegiado e isso notou-se quando lhes abriram as portas da bancada! E a pergunta que te faço é: Quando for na Luz, quantos adeptos vai o SLB permitir ao Vitória?!

Quanto ao que se passou dentro do campo ( e correndo o risco de me repetir) também acho que era de esperar e vai ser uma constante este ano. O SLB empenhou as despesas dos jogos e afins para comprar o plantel milionário. E só com resultados vai ter adeptos! E quando a equipa não vai lá, alguém "tem de ir" para fazer os resultados aparecerem!

Jinhos

Rui Silva disse...

Completamente de acordo contigo, João.

Por causa do passivo deixamos voar uma entrada na Liga dos Campeões (casos Geromel e Ghilas); temendo o passivo ainda não renovámos o contrato com o Sereno e pedimos centrais emprestados; e agora o senhor presidente baixa as calças ao presidente do melhor clube do mundo da pré-época por uns milhares de euros.

Que surjam boas alternativas em 2010.

Vimaranes disse...

De acordo em tudo. Emílio Macedo é que já não tem o condão de me espantar. Espero sempre o pior. Uma limpeza é mais do que necessária para que o Vitória não continue a perder identidade e a hipotecar o futuro.

João Gil disse...

Os acontecimentos de Domingo estão a custar a ser digeridos. O presidente do VSC conseguiu piorar uma situação dentro de campo já de si desagradável para todos os vitorianos: o "roubo" de P.Proença. Foi um dia atípico para todos os vitorianos, que deixou toda a gente revoltada e insatisfeita, sem necessidade. Se alguma coisa de verdadeiramente grave tivesse ocorrido, o presidente devia ter vergonha na cara e demitir-se na hora.

Como tal não se verificou 8pelo menos que eu saiba), o mínimo que ele pde fazer é explicar em público porque abriu 2 bancadas a adeptos benfiquistas e, no final, pedir desculpa.

Vimaranes disse...

Que dizer do comunicado? Haja vergonha.

João Gil disse...

Vergonhoso a todos os níveis. Estou muito, mas muito desiludido.