terça-feira, 9 de junho de 2009

Devaneios Sovié...Perdão, Russos.

O conceito de "democracia musculada" na Rússia parece estar a servir-se do seu carácter ambíguo e descomprometido para reescrever alguns dados históricos até hoje tomados como comprovados e irrevogáveis. A estratégia do estado russo passa agora por limpar a imagem do país aos olhos dos seus cidadãos e, pior, aos olhos dos povos vizinhos e da comunidade internacional em geral.
Os sinais têm sido muitos e quase ininterruptos nestes últimos tempos, especialmente desde o segundo mandato de Putin, tendo sido reforçados no primeiro ano da era Medvedev. Mas o último devaneio russo não pode passar sem um pouco de publicidade. Segundo um historiador militar, a culpa do desencadear da II Guerra Mundial não foi da Alemanha militarista mas da...Polónia. Claro! Os alemães sempre foram um povo brincalhão, autênticos arautos do pacifismo. Já os polacos...humm...esses nunca enganaram ninguém.
Por este raciocínio, podemos esperar a breve trecho exigências territoriais russas à Ucrânia, à Estónia, à Bielorrússia, à Geórgia (ah sim aí o assunto já está resolvido), à Finlândia, etc. E que se cuidem os americanos: estão a ver aquele bairro nova-iorquino cheio de russos? Pois é. Também faz parte da santa Mãe-Rússia. Há lá russos! Um dia a Rússia vai reclamar isso como enclave.
Enfim, seria bom que alguns russos não escrevessem depois do almoço. Não todos. Alguns.

Sem comentários: