quarta-feira, 4 de março de 2009

Sea Change (2002).



Sea Change é um álbum difícil de qualificar. Vem de alguém que desde cedo habituou o público a canções cuja parafernália sonora desde cedo agradou e lhe marcou o estilo. "Isto é Beck de certeza" dizem muitos qundo confrontados com "aquele" som. Beck de si já difícil de qualificar. Mas quando em 2002 lança Sea Change, depois de pérolas como Odelay, a sua legião de fãs franzia o sobrolho. Em vez de "isto é Beck de certeza" passou a dizer "isto é Beck??? De certeza!!?". Sim, é Beck. Sea Change não só é Beck, como é o melhor Beck que eu já ouvi.
Doze canções escritas depois de findo um amor de longa data, doze diamantes de um lirismo quase canónico. A música, de uma tristeza suave, reconfortante, pura e despretensiosa. Brotando sentimento por todos os lados, Sea Change são duas mãos cheias de uma simbiose perfeita e maravilhosa. O simplismo dos versos é encantador, não só pelo que revela mas pelos mundos que deixa por revelar, e que nem todos percebem.
Sea Change é dos melhores álbuns de sempre, e merece ser (re)descoberto por muito boa gente. Possuir esta obra-prima é nada menos que um orgulho.

1 comentário:

Samuel Silva disse...

Inteiramente de acordo: não apenas o melhor Beck como um dos melhores álbuns que já ouvi.
Só tenho pena de ainda não o ter visto ao vivo.