domingo, 19 de abril de 2009

Mais Um Ano, Mais Desilusões.

A época desportiva da equipa sénior de futebol do Vitória acabou ontem. Este clube continua a marcar passo ano após ano. Ano após ano as desculpas são diferentes. Ano após ano aos adeptos é-lhes pedido para esperar. Ano após ano, este clube é uma desilusão.
Já não falava neste espaço do Vitória há uns tempos; mas tendo a época acabado ontem, é altura de tecer alguns desabafos. O primeiro tem a ver com a incapacidade da equipa de manter um resultado favorável. É desesperante assistir a um triste espectáculo onde uma vez em vantagem, o Vitória não tem o mínimo de capacidade para marcar mais golos de modo a garantir uma vitória clara e confortável - para si e para os adeptos nas bancadas. Os jogos não acabam aos 56 minutos, nem aos 70, nem aos 80, nem aos 90. Acabam quando árbitro apita. Até lá a equipa está obrigada a jogar como se estivesse a perder. Caso contrário, dá em derrota. Geralmente justa. Foi o caso do último jogo com Sporting, com o jogo anterior em Paços, e com o Porto. Esta é uma atitude de uma equipa medíocre e que não merece ir à UEFA. Dói-me o coração dizer isto, mas é a mais pura das realidades.
Em segundo lugar, é altura também de ser absolutamente claro. Há jogadores nesta equipa que não têm qualidade para vestir esta camisola. Os muitos milhares de abençoados adeptos estão fartos de mediocridade. Fartos de oscilações incompreensíveis, fartos de sofrer em todos os jogos. Ávidos por troféus. Sou dos que acha que uma equipa tem que o mínimo de estabilidade de um ano para outro. Infelizmente, a estabilidade de que a equipa necessitava este ano não foi tida em conta. Vieram jogadores de qualidade duvidosa, a juntar a outros que há muito deviam ter saído. O Vitória é uma equipa remendada, com um punhado de jogadores de qualidade.
Posto isto, e para bem do futebol do Vitória e da sanidade mental dos adeptos na próxima época, eis os senhores jogadores a quem deveria, a meu ver, ser apontada imediatamente a porta da saída:
Grégory
Luís Filipe
Milhazes
Lionn
Andrezinho (ou joga noutra posição ou sai)
Fajardo
João Alves
Carlitos
Até ao final da época, porque não ir pondo alguns juniores a jogar? O clube nada tem a perder. Pelo que tenho visto, muitos deles farão com certeza melhor figura do que qualquer destes acima citados.
Para a próxima época, e já que se aguarda o melhor exercício financeiro da história do clube, é bom que se invista em jogadores a sério, capazes de dar alegrias. Caso contrário, será sempre a mesma velha e deprimente história.

3 comentários:

Samuel Silva disse...

Não concordaria com a saída do Alves e do Andrezinho. No ano passado jogavam muito. E são de um excelente nível quando comparados com o resto do plantel e com a qualidade média do futebol nacional nas respectivas posições.

Vimaranes disse...

Discordaria totalmente das saídas de Andrezinho e João Alves, até pelos motivos que o Samuel disse. Relativamente a Lionn, parece-me um bom jogador e, tendo em conta que tem 20 anos, parece-me também claro que há ali potencial a explorar.

Quanto à possibilidade de utilizar juniores nesta fase final até para aquilatar das suas valias, seria de facto uma opção inteligente, não estivesse o Vitória na luta pelo título de juniores. Assim sendo, não se pode fragilizar a equipa de juniores nesta altura. A pré-temporada deverá servir para que a equipa técnica perceba se há ou não ali qualidade para um ou outro jogador fazer parte do plantel principal (eu acho que há).

João Gil disse...

Quanto ao Andrezinho, acho que ele não joga onde devia jogar. Não pode ser um lateral puro quem defende tão mal.
Quanto ao João Alves mantenho a posição. Não lhe vejo méritos quaisquer méritos adicionais nem qualidade por aí além. Para mim é um jogador que trava muito o jogo, joga demasiado para os lados e para trás. Mas noto que não faz mais porque não sabe.