quarta-feira, 24 de setembro de 2008

«British Civility» Para Salvar o Mundo. Outra Vez.


Mais um capítulo da saga 007 anunciado. Tal como outras publicações do género, a Empire de Outubro antecipa-se e faz o retrato do “novo Bond”. Com estreia em solo luso marcada para 6 de Novembro próximo, Daniel Craig volta a encarnar o espião mais famoso do mundo em Quantum of Solace, tida já como a aventura mais sangrenta de sempre. E já agora a mais cara: 200 milhões de dólares batem todos os recordes em orçamentos atribuídos a um filme de James Bond.
Mas Bond bem o merece. Expectativas altas rodeiam pois o filme a cargo de Marc Forster, que já assinou, entre outros, Monster’s Ball e Finding Neverland. Não são exactamente filmes de acção explosiva, mas Forster parece ser o tipo realizador capaz de dar o necessário toque de classe a um filme de 007. Forster, que inicialmente declinara o convite, acabou por aceitar após conhecer Craig e após ter tomado em consideração o conselho intemporal de Orson Wells, segundo o qual o seu maior arrependimento foi nunca ter realizado um filme comercial. Forster substitui então Martin Campbell, um dos grandes responsáveis pela profunda transformação de James Bond como personagem fílmica. A Bond foi-lhe retirando o aspecto artificialmente requintado dos últimos filmes, ao passo que foi conferida à personagem uma aura declaradamente austera, mais dura e cruel, e claro de maior realismo e aproximação à ideia de Fleming. Quantum of Solace terá de confirmar Daniel Craig no papel de Bond, e dissipar de vez toda e qualquer interrogação que ainda recaia sobre a pertença da personagem a este actor britânico (pois claro). Quantum of Solace será uma continuação da história de Casino Royale, contando para tal com a mesma equipa de argumentistas, dentre os quais se destaca o nome de Paul Haggis. Garantia pois de uma fidelização ao conceito que até agora deu resultado, tendo em conta as altas taxas de aprovação – totalmente justificadas – ao trabalho de Craig.
Na sua nova aventura, Bond procurará vingança pela morte de Vesper Lynd, e irá tomar contacto com uma organização criminosa bem mais complexa e tentacular do que o previsto. Bond tentará destruir os planos de Dominc Greene, um dos vilões da história. Greene planeia colocar o exilado general Medrano no poder de um país da América Latina para obter um pedaço de terra por forma a desenvolver as suas actividades ilícitas. Greene é um poderoso inimigo de Bond, possuindo contactos na CIA e no próprio governo britânico. Olga Kurylenko fará o papel de Camile, uma mulher que transborda sensualidade, e que um mal-entendido colocará no caminho de Bond. Mais um motivo para esperar o melhor de Quantum of Solace. Um desafio bem à maneira de Bond, num filme que promete.
James Bond, a salvar o mundo desde 1962.

Sem comentários: